Hospitais da Região Central seguem mobilizados para ampliar seus leitos clínicos frente ao aumento de internações por Covid-19. Nesta quinta-feira, o Hospital de Caridade Dr. Victor Lang, de Caçapava do Sul, comunicou o aumento de 100% de novos leitos. Santiago, que já havia ampliado sua capacidade, vai aumentar novamente. Para garantir o atendimento aos pacientes, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) acionou, na semana passada, o Plano de Contingência Hospitalar. Em Santa Maria, instituições de saúde também ampliarão suas vagas.
Tupanciretã terá lockdown pelo segundo final de semana seguido
Em Caçapava, o hospital fez um estudo técnico para a ampliação de leitos clínicos. Para garantir o aumento, foram feitas adequações internas para dobrar a capacidade. Dessa forma, o Hospital de Caridade Dr. Victor Lang passa de nove para 18 leitos clínicos - 10 já estão ocupados. De acordo com o secretário executivo do Conselho Administrativo do hospital, Antonio Borges, o aumento dos leitos se deu pelo agravamento da pandemia na cidade. Segundo ele, nos últimos 21 dias, o município passou de 77 casos ativos de coronavírus para 417. Os números, bem como as internações, ligaram o alerta do Conselho, fazendo com que a expansão fosse necessária:
_ Entendemos a necessidade de ampliar os leitos clínicos, já que os números saltaram em Caçapava do Sul. Os casos ativos são muitos, e, hoje, já se faz necessário a utilização dos novos leitos.
Mais 9.050 doses de Coronavac serão distribuídas para a Região Central
Nos últimos dias, o Hospital de Caridade de Santiago tem trabalhado para ampliar sua capacidade. O administrador da instituição, Ruderson Mesquita Sobreira, afirma que o número de leitos abertos chegou a 40. Os novos leitos serão incluídos no mapa de leitos do governo do Estado. Nesta quinta-feira, o hospital seguia com 100% de ocupação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Rio Grande do Sul deve permanecer em bandeira preta por mais uma semana
_ Na quarta, a situação estava bastante complicada, sendo necessário intubar pelo menos quatro pacientes. Nesta quinta, a situação já está mais tranquila. Mas, sempre se faz necessário termos estes leitos à disposição - explica o representante do hospital.
SANTA MARIA
Na quarta-feira, foram anunciadas 25 novos leitos para Santa Maria: 15 para o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) e 10 para o Hospital Regional. Em tratativas junto ao governo do Estado, o prefeito Jorge Pozzobom lembrou da importância destes novos leitos, já que o Estado está chegando ao limite para a abertura de leitos UTI:
_ Não tem equipe para ampliar leitos de Unidade de Terapia Intensiva. Por isso, a abertura destes 25 leitos clínicos vai nos ajudar muito.